Calhas Brasil

Telhas Translúcidas (trapézio e onduladas)

Por apresentar transparência em diferentes níveis — a passagem de luz é de até 68% na versão branco leitoso e chega a 90% na versão incolor —, esse modelo garante claridade uniforme a espaços com metragens distintas. As vantagens surgem devido à capacidade de iluminar a partir da energia fornecida pelo sol.
 
* Baixo custo; as telhas translúcidas feitas com resina plástica são mais baratas quando comparadas a outros modelos transparentes, como as de vidro. O custo-benefício também é maior se considerarmos a longa durabilidade do produto, condição garantida pelo poder de suportar chuvas ácidas, a ação da maresia e de produtos químicos.
Manutenção prática;
* Economia de energia; desenvolvidas para permitir a entrada da luz solar nos espaços construídos, as telhas onduladas transparentes contribuem para a redução de gastos com energia elétrica. Afinal, quanto maior for a oferta de claridade natural dentro dos ambientes, menor será a necessidade de manter lâmpadas acesas durante o dia e ainda promove a sustentabilidade.
* Valorização da obra; no caso de barracões, a claridade bem distribuída é fundamental para facilitar a execução das atividades dentro da construção, permitindo tirar proveito da luz natural e proporcionando segurança, melhora do desempenho e aumento da produtividade das equipes.
* Versatilidade; a luz natural ativa uma série de funções fisiológicas e tem relação direta com a saúde humana. 
 
O ideal é encontrar um equilíbrio entre os modelos tradicionais e transparentes, de modo a aproveitar o melhor de cada solução sem prejudicar a qualidade da obra ou a estrutura do telhado. Para isso, é crucial verificar as especificações das diferentes telhas (inclinação, peso suportado, ondulação etc.) e se certificar de que são compatíveis.